•  

    Vale do Peruaçú

    O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, ao noroeste de Minas Gerais, é mais uma das riquezas naturais brasileiras pouco conhecidas e divulgadas.

    O parque ainda não está aberto à visitação pública, mas mediante autorização do IBAMA é possível ter acesso a sítios arqueológicos, fósseis e pinturas rupestres remanescentes de ocupação humana de até 11.000 anos atrás. Percorrendo trilhas características do cerrado brasileiro chegamos a essas pinturas de incrível beleza, forte simbolismo e em alguns casos de extrema delicadeza. É um verdadeiro patrimônio da humanidade que precisa ser preservado para as futuras gerações.

    Essas e outras trilhas permitem o acesso ao interior do parque e a algumas das cavernas. Pelo leito do rio Peruaçu, percorremos todo o trajeto de ida e volta da Gruta do Janelão, talvez uma das mais conhecidas, mas certamente não a única. As cavidades em forma de arcos de pedra que sustentam parte do terreno na superfície são verdadeiras obras de arte da natureza.

    As cavernas foram abertas por um lento processo de dissolução de calcário, escavadas por filetes de água que logo se tornariam rios. Posteriormente agigantadas por desmoronamentos ciclópicos, culminaram na exposição do leito do rio subterrâneo ao céu azul e às estrelas do interior do Brasil. Percorrer o Janelão é uma experiência ímpar pelas paisagens que integram água, cavernas, vegetação, céu e a delicadeza das formações espeleológicas.

     

    Comentários
    Nicolle29/05/2016Gostei!
    Deixe seu Comentário!
    Nome
    E-mail
    Comentario
    Redes Sociais
    Facebook Twitter Instagram
    Newsletter UGGI
    Cadastre seu e-mail e receba informações sobre viagens UGGI
    Assinar
    Todos Direitos Reservados UGGI @2014 - 2015
    Desenvolvido por PopComm