Sobre a UGGI

UGGI - Apelido de Ugrinovich. Sobrenome de Ferdinand Ugrinovich. Imigrante austríaco, montanhista e amante da natureza.


UGGI – Há mais de duas décadas na estrada, mantendo uma idéia viva! Acreditamos que uma das melhores maneiras de educar é pela sensibilização das crianças e adolescentes na redescoberta do meio ambiente natural, e na compreensão do seu papel no meio ambiente construído.

Respeito a si próprio e ao próximo, reconhecimento de seus limites físicos e mentais, cooperação, trabalho em equipe e o gosto pela descoberta do novo são incentivados como instrumentos de um aprendizado efetivo e duradouro.

Os conhecimentos específicos, inerentes a cada atividade são oferecidos aos alunos por meio da sua própria experiência em campo. Ali, as conexões entre teoria e prática encontram um terreno propício. Por exemplo, falar de pressão parcial de oxigênio no planalto de Itatiaia a 2400 m de altitude, onde depois de uma subidinha o coração dispara, é mais eficaz e fácil de ser entendido pelos alunos. A natureza dá o motivo e as ferramentas, mas cabe aos responsáveis pelo trabalho de campo a sistematização desses elementos com o intuito de transformá-los em conhecimento e aprendizado.

COMO SURGIMOS

A Uggi surgiu de uma idéia que sempre nos instigou: existe um mundo maravilhoso fora do ambiente restrito que as escolas oferecem e no qual seus alunos passam grande parte da vida escolar. Como então mostrar esse mundo às crianças e adolescentes?

Uma outra realidade, diferente daquela do dia a dia, pode ser chocante para alguns. O frio da manhã, o cansaço depois de uma longa caminhada, a pobreza que nos perturba, o escuro absoluto das cavernas ou um lindo céu estrelado, tudo faz parte da nossa descoberta do meio, imprescindível para percebermos que não somos o eixo desse mundo, mas sim uma pequena parte integrante do todo.

O estudo e a evolução são constantes na Uggi, pois sempre acreditamos na idéia de aprender com a experimentação e a vivência. Um dia, há muitos anos, levamos crianças ao zoológico para observar os animais. Hoje um programa na área de Biologia que trabalhe sobre a questão evolutiva também pode ir ao zoológico, mas agora o enfoque, a profundidade e a preparação para essa atividade são outros.

Atendemos às mais variadas instituições de ensino: pequenas e grandes, com diferentes linhas pedagógicas, em programas de estudo e nas mais distintas situações de campo. Cada atividade tem sua característica, e da Amazônia ao sul da Patagônia nossos projetos são desenvolvidos com muito cuidado e detalhamento. Esses anos de trabalho e experiência nos reafirmaram uma certa queda pelo inusitado, sentimento que compartilhamos com todos integrantes da equipe.

Talvez pelo fato de termos entre nós alpinistas, montanhistas, espeleólogos e estudiosos de várias áreas do conhecimento, nosso grupo de profissionais garantem não só a qualidade do conteúdo em campo, mas também o acesso, com segurança, a atividades pouco usuais e inovadoras. 

Gostou? Então Compartilha
Todos Direitos Reservados UGGI @2014 - 2015
Desenvolvido por PopComm