Neste estudo a UGGGI Educação Ambiental tem como objetivo ressaltar a diversidade de religiões e crenças religiosas, considerando seus aspectos identitários e culturais, tendo como princípio a valorização da alteridade, ou seja, a interação respeitosa e pacífica com o diferente.
Segundo estudos antropológicos e teológicos existem em todo planeta mais de 10 mil religiões. Em número de fiéis destacam-se 8 religiões: cristianismo, islamismo, hinduísmo, religião tradicional chinesa, budismo, sikhismo, judaísmo e espiritismo.
No Brasil é inequívoca a forte influência que a Igreja Católica exerceu sobre o Estado e a população até o final do século XIX. Muitas aldeias e vilas foram formadas por todo o país a partir da construção de uma pequena igreja ou uma missão religiosa. A criação de um colégio jesuíta em 1554, por exemplo, deu origem à vila que se tornaria a cidade de São Paulo séculos mais tarde. O Pateo do Collégio ainda guarda as marcas desse passado.
Desde a Constituição Federal de 1891 o Brasil é um estado laico, e com a liberdade de crença e culto diversas religiões foram adotadas no país. Em São Paulo, o encontro com essa diversidade religiosa é facilitado pela variedade de culturas trazidas por migrantes e imigrantes que aqui coabitam. Assim, encontramos mosteiros e igrejas católicas romanas e ortodoxas, mesquitas islâmicas, templos judeus, evangélicos, budistas, hinduístas, centros espíritas e terreiros de umbanda e candomblé.
Refletir sobre religião com o roteiro organizado pela UGGI Educação Ambiental é formar um pensamento crítico em relação à tolerância e intolerância, é promover o respeito e a aceitação ao diferente, é um exercício de valorização da diversidade. É uma prática de cidadania.
Pagamento seguro Rede