O legado que os Incas deixaram é impressionante, apesar do massacre étnico, cultural e religioso que sua elaborada cultura sofreu depois da invasão e dominação espanhola nos séculos XVI e XVII. Alguns traços marcantes daquele povo podem ser encontrados em cidades do altiplano e em vilarejos das montanhas andinas.
Ainda se pode escutar a Quechua sendo falada por senhoras vestindo enormes saias e agasalhos coloridos. Muitos dos seus costumes ancestrais foram mantidos simplesmente porque as imposições modernas não se adaptaram às características únicas da vida nos Andes.
A agricultura é secular, assim como as casas periféricas que ainda são feitas de adobe como há quinhentos anos atrás. O choque entre o velho e o novo é constante, e como é interessante poder observar esse contraste!
O maior testemunho da cultura inca são, sem dúvida, as ruínas de suas antigas cidades. Algumas delas são notáveis e bem conhecidas como Machu Picchu e Saqsaywaman. Outras, como Runkurakay e Sayaqmarka são menos visitadas pela dificuldade de acesso, porém não menos extraordinárias.
Do norte da Bolívia ao norte do Peru encontram-se majestosos edifícios que são a comprovação do engenho e do desenvolvimento que possuíam esses antigos americanos. Locais de culto, residências, fortalezas, observatórios, aquedutos e silos chegaram até os dias de hoje silenciosamente para impressionar e fazer-nos pensar sobre a engenhosidade humana capaz de produzir tais edifícios megalíticos sem o uso da roda, dos metais e de outras ferramentas básicas para o homem moderno.
Poder visitar algumas destas maravilhas é uma experiência única, somente comparável a uma visita às construções do antigo Egito ou à Muralha da China.
Pagamento seguro Rede