•  

    Parque Estadual de Intervales

    PARQUE ESTADUAL INTERVALES

    O Parque Estadual de Intervales está localizado a 270 quilômetros ao sul de São Paulo, entre os vales do Ribeira e do Paranapanema. A área de 42 000 hectares abriga uma porção de mata atlântica, habitat de alguns animais ameaçados de extinção, como a onça pintada. Essa área de conservação ambiental é uma das melhores experiências ecoturísticas do Brasil, onde a comunidade local foi envolvida e valorizada, e a receita turística ajuda na manutenção do meio ambiente.

    Também abrangido pela Área de Proteção Ambiental da Serra do Mar, o parque, criado em 1995, foi considerado a última grande área remanescente de mata atlântica, e declarado como Reserva da Biosfera e Patrimônio da Humanidade pela UNESCO devido à sua importante contribuição para a preservação dos recursos naturais e da diversidade biológica do planeta.

    Até o momento, Intervales conta com cinquenta cavernas mapeadas por estudiosos, sendo que doze delas estão abertas ao público. As demais permanecem fechadas a fim de preservar do impacto do turismo suas delicadas formações.

    A dinâmica de trabalho proposta pela UGGI consiste nessa boa mistura de cavernas, mata atlântica, aventura, exploração e o envolvimento com a população local. História, geografia, biologia, química e física estão o tempo todo presentes, numa clara demonstração de que o campo é multidisciplinar.

     

    Deixe seu Comentário!
    Nome
    E-mail
    Comentario
    Redes Sociais
    Facebook Twitter Instagram
    Newsletter UGGI
    Cadastre seu e-mail e receba informações sobre viagens UGGI
    Assinar
    Todos Direitos Reservados UGGI @2014 - 2015
    Desenvolvido por PopComm