•  

    Juréia

    JURÉIA

    Unidade de conservação, instalada com o propósito de guardar para sempre a paisagem de mata atlântica, orla marítima, Serra do Mar, zona estuarina e consequente berçário do Atlântico sul, a Juréia é sem dúvida uma das mais belas regiões do país.

    Sentir-se convidado nesse local é ter a sensação de se integrar na natureza como ela é, ou melhor, como ela está. Tem-se a impressão do solo intocado, de mata virgem, nascentes impolutas, fauna ingênua e flora desconhecida.

    Se foi assim um dia, o que persiste de original é a beleza de contrastes tão fortes como a areia branca e o verde denso e escuro da mata, o silêncio das máquinas e os barulhos do vento, a solidão e a multidão.

    Hoje o que se vê está em recuperação. Recuperando-se da ação do homem que devastou a região em busca de progresso e conforto.

    É importante perceber que a mata se recupera, que os bichos estão voltando, que o berçário dá mostras de vigor e promete continuar a sua missão. Por sua proximidade com a capital, choca-se com a disparidade da vida urbana.

    Observar, ouvir, sentir e tentar integrar-se é a proposta da UGGI para que os alunos possam absorver o novo valor.

    Na conversa com os pesquisadores da estação Juréia, com os pescadores caiçaras e suas famílias e envoltos pela paisagem que quase desapareceu, ponderamos os novos conceitos de educação ambiental, desenvolvimento sustentável, impacto, ética e cidadania.

    As aventuras ficam por conta das trilhas na mata, dos rios em caiaques, o manejo do remo e o susto provocado por tanta beleza.

    Com a vizinhança de Iguape, Ilha Comprida, Ilha do Cardoso e 
    demais áreas semelhantes, estudar a Juréia é entender a própria vida e a importância dos corredores de preservação.

     

    Deixe seu Comentário!
    Nome
    E-mail
    Comentario
    Redes Sociais
    Facebook Twitter Instagram
    Newsletter UGGI
    Cadastre seu e-mail e receba informações sobre viagens UGGI
    Assinar
    Todos Direitos Reservados UGGI @2014 - 2015
    Desenvolvido por PopComm