Localizado no litoral sul de São Paulo, próximo à cidade de Cananéia, em uma das maiores e mais bem preservadas áreas de mata atlântica, o Parque Estadual da Ilha do Cardoso oferece uma rara oportunidade de convívio com a diversidade biológica dos manguezais.
Percorrendo o Canal do Ararapira em pequenas e características embarcações, é possível começar a entender as riquezas da região. Nesse trajeto, não raro somos acompanhado por botos que surgem inesperadamente, proporcionando um espetáculo inesquecível.
Hospedados na Vila do Marujá, antiga vila de pescadores, os alunos conhecerão os sistemas de mata atlântica, restinga, mangue, praia e costão rochoso. Por meio da vivência de cada ambiente, buscarão conhecer e entender um pouco mais da complexa biodiversidade dessas áreas tropicais de que tanto se tem falado.
Mas é no contato com os moradores da vila que reside a grande descoberta e a mudança de foco, agora para o homem da terra, esse pescador caiçara que teve sua vida modificada pela criação do parque. O que ele pensa? Como vive hoje? Sua vida melhorou? Ele ainda mantém traços da sua cultura?
A somatória desses dois estudos, os ecossistemas do parque e a realidade da vida caiçara da vila, acaba por produzir uma reflexão ainda maior e amplia o debate sobre os futuros caminhos em busca do desenvolvimento sustentável.
Pagamento seguro Rede