Nos contrafortes da Serra da Mantiqueira, a meio caminho entre o Rio de Janeiro e Belo Horizonte, no município de Lima Duarte, está a Serra do Ibitipoca, entre as coordenadas 21º40' a 21º43' sul e 43º52' a 43º54' oeste. Numa área muito preservada dessa serra, encontra-se o Parque Estadual do Ibitipoca, que na língua tupi significa casa de pedra.
Em Ibitipoca encontram-se cavernas em quartzitos (raras no mundo), magníficas exposições de terrenos montanhosos, belíssimas cachoeiras, lagos, fauna exótica e em extinção (como o lobo-guará, o primata mono-carvoeiro e a onça parda) e flora endêmica (várias espécies de orquídeas e tipos resistentes ao fogo, variedades de liquens e ocorrência de cactáceas).
As melhores épocas do ano oferecidas à visitação do parque são o verão (temperatura média em torno de 24ºC) e o inverno (em torno de 12ºC), correspondentes aos meses de dezembro a fevereiro e junho a agosto, pois há boa visibilidade nessas épocas.
A Vila de Conceição do Ibitipoca está a uma distância aproximada de 3 km do parque, e conta com algumas relíquias arquitetônicas de estilo rococó do século XVIII. Hoje a vila constitui-se como uma extensão das infraestruturas do parque. Visitar a vila é estar em contato com as mineirices e com o ritmo peculiar dessa gente tão hospitaleira.
O programa oferecido pela UGGI para Ibitipoca é uma excelente oportunidade de conciliar os estudos sistemáticos de biologia, geologia e história com a vivência espetacular em meio a cavernas, cachoeiras e longas caminhadas.
Pagamento seguro Rede