•  

    Fernando de Noronha

    FERNANDO DE NORONHA

    O Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha é um arquipélago formado por 21 ilhas a aproximadamente 360 quilômetros do Rio Grande do Norte e 550 quilômetros de Pernambuco. Suas ilhas são a parte emersa de uma cordilheira oceânica de origem vulcânica.

    Ponto estratégico de acesso à América do Sul, Fernando de Noronha foi palco de inúmeras invasões desde o descobrimento do Brasil até o século passado. Mais tarde serviria de colônia penal e base do exército, até que em 1988 o arquipélago foi reintegrado ao Estado de Pernambuco e transformado em parque marinho. Desde então o turismo passou a ser a atividade econômica principal da ilha, mesmo com as restrições que visam a preservação de suas riquezas. Importantes trabalhos nas áreas de biologia marinha, zoologia e ecologia estão a cargo de grupos de pesquisadores ali instalados.

    Mergulhar com os golfinhos, visitar o Projeto Tamar, estudar biologia marinha por meio de tantos mergulhos possíveis, caminhar pela ilha principal e desvendar cada uma de suas praias são as atividades desenvolvidas na viagem a Fernando de Noronha. Além disso, nesse projeto de campo é importante estabelecer relações entre o Parque Marinho e os moradores locais, desde os antigos trabalhadores do presídio até os recém-chegados de diferentes regiões, que vêm trabalhar no turismo. Como vive cada morador, o que pensa e o que espera do futuro são informações fundamentais para que o aluno possa compreender melhor a complicada relação entre preservação e desenvolvimento. Nesse sentido, Fernando de Noronha oferece um mundo único e isolado, onde a percepção se torna mais clara e o envolvimento e a emoção são difíceis de se evitar.

     

    Deixe seu Comentário!
    Nome
    E-mail
    Comentario
    Redes Sociais
    Facebook Twitter Instagram
    Newsletter UGGI
    Cadastre seu e-mail e receba informações sobre viagens UGGI
    Assinar
    Todos Direitos Reservados UGGI @2014 - 2015
    Desenvolvido por PopComm