•  

    Espirito Santo

    Projeto de Estudo 

    Aracruz

    O estado menos conhecido da região sudeste, ele é sempre esquecido quando falamos dos grandes centros brasileiros. Não é nada fácil disputar espaço com os gigantes São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Porém, falamos de um estado cheio de encantamentos e descobertas.

    Com apenas 3,5 milhões de habitantes, o Espírito Santo exibe uma extensa faixa litorânea que inclui 73 ilhas. A própria capital, Vitória, foi fundada em uma delas, no ano de 1551, e é ligada ao continente por imponentes pontes. Os dois grandes portos da cidade, por onde escoa boa parte do minério para exportação, têm transformado a região em um incipiente destino de turismo de negócios. Esse movimento, por outro lado, atrai cada vez mais a atenção para uma exploração pedagógica da região. Além de seu litoral e do porto de Tubarão, a viagem reserva grandes surpresas, como a visita à aldeia Três Palmeiras da etnia indígena Guarani, e a ida a Aimorés, em Minas, onde se situa o Instituto Terra, do fotógrafo Sebastião Salgado, responsável por apresentar um modelo viável de recuperação da Mata Atlântica nativa: nos últimos anos a mata original foi substituída por imensas plantações de eucaliptos, voltadas para a produção de papel e celulose. Esses eucaliptais se tornam o que chamamos de desertos verdes, pois a monocultura impede o desenvolvimento da biodiversidade, criando áreas vazias de vida silvestre. 

    Entender essa região com o olhar do pesquisador é a proposta para esse estudo do meio, onde os alunos serão colocados em contato com as populações locais e com vários modelos de desenvolvimento sustentável. Um campo inesquecível.

    Deixe seu Comentário!
    Nome
    E-mail
    Comentario
    Redes Sociais
    Facebook Twitter Instagram
    Newsletter UGGI
    Cadastre seu e-mail e receba informações sobre viagens UGGI
    Assinar
    Todos Direitos Reservados UGGI @2014 - 2015
    Desenvolvido por PopComm