•  

    Dinos do Brasil -Prof Luiz Eduardo Anelli

    Luiz Eduardo Anelli é paleontólogo, professor livre-docente no Instituto de Geociências da USP e escritor. Nos últimos anos se ocupa com a popularização da ciência, em especial no que diz respeito à pré-história brasileira. Em 2018 foi vencedor do Prêmio Jabuti com o livro O Brasil dos Dinossauros.

     

    Dinossauros do Brasil

    A história dos dinossauros está entre as mais fascinantes da biologia. Evoluídos 233 milhões de anos atrás em terras que hoje compõem o território brasileiro, atravessaram um longo intervalo de 170 milhões de anos, quando a superfície terrestre experimentava intensa atividade geológica. Antigos oceanos e continentes desapareceram, imensos asteroides destruíram globalmente os ecossistemas, linhagens inteiras de animais e plantas foram extintas. Neste mundo mesozoico foram lançadas as “sementes” da geologia e biologia nas quais hoje estamos imersos. A história dos dinossauros conta boa parte da nossa própria história, bem como do mundo no qual vivemos e da biologia com a qual convivemos.

     

    A vida na via Láctea

    Para muitos cientistas, é impossível que a vida tenha se originado na Terra. Num universo repleto de sistemas planetários e moléculas orgânicas, a vida pode ter encontrado seu início algumas centenas de milhões de anos logo após o Big Bang. No interior de cometas, se espalhou pelo universo e, na Terra, encontrou condições para se estabelecer e se desenvolver. Este planeta no qual vivemos, o sistema estelar que o acolhe, e sua localização na via Láctea, são, até onde a ciência já pode alcançar, a mais perfeita combinação para a existência e constância da vida, bem como o único lugar onde já foi comprovadamente identificada.

    Deixe seu Comentário!
    Nome
    E-mail
    Comentario
    Redes Sociais
    Facebook Twitter Instagram
    Newsletter UGGI
    Cadastre seu e-mail e receba informações sobre viagens UGGI
    Assinar
    Todos Direitos Reservados UGGI @2014 - 2015
    Desenvolvido por PopComm