•  

    Astronomia

    Astronomia

    O estudo da astronomia, a mais antiga das ciências, engloba áreas do conhecimento tão diferentes quanto a matemática e a geologia, a história, a química e a filosofia!

    Além disso, é belíssima: quem nunca se encantou com a lua cheia, o pôr do sol, ou o céu cheio de estrelas em uma noite escura?

    Talvez a mais relevante das tarefas da humanidade seja Indagar sobre a natureza do universo e da vida. Por isso a divulgação do conhecimento em uma linguagem acessível é tão importante.

    Esse é o estímulo que a UGGI Educação Ambiental quer oferecer aos nossos jovens estudantes. O contato com essa ciência tão nobre pode marcar a vida dessas crianças e dos adultos que se tornarão.

     

    MAAS - Museu Aberto de Astronomia

    O MAAS, situado em Campinas, oferece atividades de Astronomia e Cosmologia para todas as faixas etárias. Baseadas na BNCC – Base Nacional Comum Curricular, essas atividades adequam-se ao conteúdo do momento de cada escola,e são aplicadas e orientadas por astrônomos residentes do MAAS.

    Espaço Saturno: instalação temática de modelo mecânico do Sistema Solar de seis metros de diâmetro, na altura do observador ou elevado ao teto da sala.

    Espaço Sol: observação direta do Sol por meio de um telescópio H-Alpha, e em projeção por meio de um celóstato, que produz imagem da fotosfera solar com um metro de diâmetro.

    Radiotelescópio: complexo de instrumentos que captam frequências de rádio oriundas do Cosmos, por meio de antenas de três, seis e dez metros de diâmetro. Na sala de controle do equipamento, esses instrumentos nos permitem literalmente ouvir o Universo

    Espaço Gaya: exposição de imagens que nos ajuda a compreender um pouco mais sobre o Universo e as características dos planetas do Sistema Solar. Em uma foto de seis metros de extensão de parte de nossa galáxia, podemos visualizar sua estrutura e a localização do Sol.

    Espaço Lua: a parte externa da cúpula do planetário está esculpida como a superfície lunar a partir de fotos reais da NASA. Ali podemos identificar as principais crateras e cadeias montanhosas e os locais de pouso das missões Apollo. As fases e eclipses lunares são abordados de modo interativo.

    Espaços Telescópios (atividade noturna): os telescópios Cassegrain de 250 mm com sistema GoTo do museu permitem observações noturnas dos objetos celestes tais como planetas, nebulosas e aglomerados estelares. Aliados ao céu privilegiado do MAAS, esses equipamentos proporcionam uma experiência única de aprendizado e contemplação.

    Astrotheatro (atividade noturna): espaço de contemplação do céu noturno a olho nu. Fazendo o uso de laser e de interação, são realizadas observações técnicas e históricas sobre planetas, estrelas, constelações e chuvas de meteoros.

    Deixe seu Comentário!
    Nome
    E-mail
    Comentario
    Redes Sociais
    Facebook Twitter Instagram
    Newsletter UGGI
    Cadastre seu e-mail e receba informações sobre viagens UGGI
    Assinar
    Todos Direitos Reservados UGGI @2014 - 2015
    Desenvolvido por PopComm