•  

    Ubatuba - SP

    Ubatuba, no litoral norte de São Paulo é uma daquelas cidades que a gente demora a apagar da memória. Repleta de belezas naturais, como praias paradisíacas e montanhas que ornamentam sua orla, a cidade é também centro de uma pulsante cultura tradicional, e uma das mais visitadas por turistas de veraneio em busca de momentos tranquilos à beira mar. 

    Porém, Ubatuba é mais do que isso. Resguarda uma das maiores parcelas de Mata Atlântica ainda preservada, dentro de suas áreas de proteção – Núcleo Picinguaba do Parque Estadual da Serra do Mar, Parque Estadual da Ilha Anchieta, assim como em suas encostas características. O parque da ilha é ainda uma reserva de vida marinha belíssima, onde mergulhos de observação podem ser realizados. 

    Na ilha encontramos também um pouco da história do Brasil. Habitada por indígenas até o inicio do século XIX, foi conhecida nessa época como Terra de Cunhambebe, que era o chefe da Confederação dos Tamoios. Batizada pelos colonizadores como Ilha dos Porcos, em 1904 teve nela instalada uma colônia correcional, posteriormente transformada em presídio político. Em 1955, após intensas rebeliões carcerárias, o presídio foi desativado. O nome da ilha foi mudado para Ilha Anchieta em 1934, como parte das homenagens ao quarto centenário de nascimento do Padre José de Anchieta. 

    Além da ilha e de praias quase intocadas, Ubatuba ainda tem entre seus habitantes, moradores tradicionais de cultura caiçara, quilombola e indígena, os quais compõem um importante tronco da identidade cultural brasileira. 

    Por essas e outras razões, visitar Ubatuba vai muito além de se banhar em suas praias. A Uggi Educação Ambiental proporciona uma vivência riquíssima ao aproximar os alunos desse belo ambiente natural e promover o encontro e o debate entre culturas e origens diversas. 

     

    Deixe seu Comentário!
    Nome
    E-mail
    Comentario
    Todos Direitos Reservados UGGI @2014 - 2015
    Desenvolvido por PopComm