•  

    Núcleo Itutinga Pilões

    Trilha do Rio Pilões

     

    Beirando as águas do Rio Pilões o visitante já pode perceber as belezas locais. Esta é a trilha mais usada do núcleo para fins de educação ambiental. Possui uma diversidade considerável de flora onde é possível trabalhar temas e conceitos de biodiversidade e ecologia. Nesta trilha também acontecem atividades de plantio de mudas nativa, como forma de conscientização e recuperação ambiental (reflorestamento).

    A trilha está inserida no ecossistema de Mata Ombrófila Densa, e é uma mata de vegetação secundária relativamente nova. Sua idade máxima não passa de 50 anos.

    A trilha apresenta um solo plano na maior parte do trajeto, sendo ideal para crianças e pessoas com pouca ou nenhuma prática em trilhas.

    O percurso circunda um importante patrimônio histórico de Cubatão: as ruínas da antiga Vila de Itutinga, onde hoje é a Sede do Núcleo. É possível ver as ruínas do antigo hospital de Itutinga e seu anexo; das residências dos antigos moradores; da cadeia; da antiga Fábrica de Doce de Banana; e o antigo Casarão da Vila, que hoje é o Centro de Visitantes do Núcleo.
                Todas estas construções são do início do século XX e foram povoadas até meados de 1970. O que motivou o abandono dos antigos moradores da Vila foi o início do crescimento do Polo Industrial de Cubatão, além da construção e operação da Usina Henry Borden, que passou ser a principal fonte de energia elétrica para a companhia Santista de Papel (onde atualmente é o Bairro da Vila Fabril),

     

     

    Deixe seu Comentário!
    Nome
    E-mail
    Comentario
    Todos Direitos Reservados UGGI @2014 - 2015
    Desenvolvido por PopComm