• Categoria:
  • Data: 28/08/2018
  • Escola: Itaca / PETAR
  • Acomodação: Pousada da Diva

PETAR - Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira

O Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira, conhecido como PETAR, está localizado nas escarpas da Serra de Paranapiacaba, sul do estado de São Paulo, a cerca de 320 km da capital, dentro do maior contínuo ecológico de mata atlântica de nosso país.

Criado em 1958, o parque estende-se por uma área de 35.712 hectares e abriga um valioso patrimônio natural da Região do Alto Ribeira, composto por sítios paleontológicos, arqueológicos e históricos, além de uma grande diversidade biológica característica da Mata Atlântica, preservada em toda sua extensão.

Mas sem dúvida, o grande atrativo do PETAR é a especial combinação do seu grande patrimônio espeleológico, tendo hoje mais de 250 cavernas catalogadas, com a riqueza e umidade da floresta atlântica. Destaca-se também, a interessante política de manejo do parque e sua constante preocupação com a estruturação do turismo, minimizando impactos de todos os tipos, promovendo a manutenção de trilhas e envolvendo a comunidade local nesse trabalho.

Junto ao PETAR vive a comunidade do Bairro da Serra, um pequeno grupo de moradores rurais, cujo modo de vida foi alterado com a chegada dos turistas e aventureiros na região. Nesse bairro, as atenções se voltam a essa população local, com suas características, seus valores, dificuldades e necessidades.

A dinâmica de trabalho proposta pela UGGI, portanto, consiste em uma mescla interdisciplinar entre a visita às cavernas, o estudo da mata atlântica, ciências, um pouco de aventura, exploração e o envolvimento com os problemas e situações vividas pelos moradores do Bairro da Serra. A intenção é apresentar o todo, sem esquecer que o homem, tanto nas grandes cidades como nas pequenas comunidades, é sempre um dos elementos desse todo complexo, interdependente e rico em possibilidades.

Comentários
Renata Queiroz27/04/2015Favor fazer cotação de pacote para familia com 4 pessoas, 2 adultos e 2 crianças (13 e 14 anos)
Lilian Cristina Frabetti 01/07/2016Gostaria de saber que dia é o próximo passeio para Petar
Deixe seu Comentário!
Nome
E-mail
Comentario
Todos Direitos Reservados UGGI @2014 - 2015
Desenvolvido por PopComm