Pedro Damião

Formado em Bacharelado e Licenciatura em Geografia, Mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo e Pós-graduado em História, Politica e Bens Culturais pela Fundação Getúlio Vargas.

Possui experiência de mais de 13 anos em docência em Geografia e História em ambientes formais e não formais de aprendizagem. Domina os conteúdos dos componentes curriculares e de práticas didáticas e pedagógicas inter e transdisciplinares destinados aos níveis fundamental, médio e superior.

Como geógrafo realizou inúmeros estudos de campo, passando a conhecer a realidade e suas contradições, compreendendo tanto os elementos naturais e sociais que compõem a dinâmica socioterritorial nacional e latina americana. Assim, ampliando e aprofundando suas experiências pessoais e experiências de ensino–aprendizagem, solidificando sua formação enquanto educador.

Preocupa-se em proporcionar a aquisição de conhecimentos referentes às várias formas como o Homem interage em sociedade e com o meio onde está inserido e alterando. Seus temas de interesse e pesquisa são: Estudos Urbano-Metropolitanos, Desigualdades Socioespaciais, Estudos Culturais, Identidade e Memória Tradicionais, Patrimonialização e Arte.

Desde 2011 é educador na UGGI Educação Ambiental atuando na elaboração, coordenação e organização de atividades de estudo do meio (viagens pedagógicas interdisciplinares) nas quais estudantes e professores entram em contato direto com a realidade, numa imersão orientada em determinados recortes do espaço geográfico.

Defende o estudo do meio como método pedagógico, pois além de garantir aos estudantes a compreensão dos componentes curriculares, promove sua inserção e entendimento se seu lugar no mundo – Uma pequena parte integrante do todo. Dessa maneira, efetua-se a experimentação e o envolvimento concreto com a realidade, resgatando uma sensibilidade há muito tempo perdida pelo Ser diante da cotidianidade: o momento da descoberta e do encontro com o novo e o diferente.

Através de sua contribuição espera promover nos estudantes a conscientização social, a emancipação, e formação de cidadãos críticos, capazes de entenderem as belezas, contradições, e transformações do mundo contemporâneo, bem como atuarem de maneira protagonista na sociedade de forma mais justa e solidária.

Gostou? Então Compartilha
Todos Direitos Reservados UGGI @2014 - 2015
Desenvolvido por PopComm