•  

    Paleontologia

    Um dia de paleontólogo

    A Paleontologia é, sem dúvida alguma, uma ciência que fascina o homem moderno. Seres mitológicos que povoam o imaginário da humanidade podem, por meio da paleontologia, passar de um plano folclórico a um estudo sério, como o das feições fossilizadas de animais pré históricos.

    Esse trabalho investigativo conta com o auxílio de outras ciências igualmente complexas como a Geologia, Climatologia, Glaciologia, Biologia, Química, Física Nuclear e mais recentemente, a Astronomia. Muitos dos complexos campos de estudo da humanidade estão hoje a serviço do pesquisador dessa área, que procura desvendar características de seres vivos de uma outra época.

    O projeto de estudo da Uggi pretende oferecer ao aluno a oportunidade de conhecer um pouco do ofício do paleontólogo, em locais específicos para trabalhos de campo. Munidos de pequenos martelos e pincéis, os alunos são acompanhados por monitores e saem para escavar em uma antiga pedreira no interior paulista, onde ainda é possível encontrar fósseis de vegetais e animais.

    O trabalho é complementado pela visita ao Parque Varvito em Itu, onde se pode apreciar um depósito de rocha sedimentar formada há milhões de anos, em um lago da última era glacial. Camadas sucessivas de minerais identificam os depósitos sedimentares sazonais. O tipo mais conhecido, o Varve ou Varvito é reconhecido pelas lâminas de sedimentos depositados em lagos formados na parte frontal das geleiras durante o seu recuo. Outros tipos de rochas, trazidos pelo deslocamento das geleiras, podem ser observados, assim como rastros de pequenos animais que viveram nesse lago sobre as camadas de varvito.

     

    Deixe seu Comentário!
    Nome
    E-mail
    Comentario
    Todos Direitos Reservados UGGI @2014 - 2015
    Desenvolvido por PopComm