•  

    Museu Afro Brasil

    O reconhecimento e a valorização da cultura e identidade negra no Brasil é uma temática social importante e ultimamente bastante discutida em nossa sociedade. O atual panorama da população de matriz étnica africana e dos afrodescendentes que aqui residem é um reflexo não somente do triste legado histórico ligado ao período da escravidão, mas também de suas inúmeras contribuições culturais, seja em nossa composição étnica, no idioma, na culinária, na dança, na música, na religião etc.

    Assim, a UGGI Educação Ambiental propõe a visita ao Museu Afro Brasil, pois a partir de seu acervo conseguimos ter a real percepção do quanto as manifestações culturais oriundas dos países africanos são ricas, e nos convida a pensar, debater e romper com o imaginário e o estigma da escravidão, respeitando e valorizando as lutas e conquistas dessa população pelo seu lugar na sociedade. 

    Não sem razão a Assembleia Geral da ONU proclamou o período entre 2015 e 2024 como a Década Internacional de Afrodescendentes, tendo como tema reconhecimento, justiça e desenvolvimento. Essa medida reflete a urgência de se reconhecer a contribuição significativa dos afrodescendentes a todas as nações, propondo medidas concretas para promover sua inclusão total. 

    No caso brasileiro, o reconhecimento e valorização da cultura negra ocorre inicialmente através da constituição de politicas e de ações afirmativas e sociais, como por exemplo, a efetivação de cotas raciais nas universidades públicas e nos concursos públicos. Além disso, promove-se o combate a todas as formas de racismo, segregação, discriminação e qualquer tipo de intolerância a essa população. 

    Conhecer o Museu Afro Brasil com a equipe da UGGI Educação Ambiental permite a reflexão crítica, compreendendo a cultura negra de matriz africana como importante elemento no processo de formação da sociedade brasileira. Além disso, evidencia o quanto é relevante o entendimento da condição social, política e econômica dos afrodescendentes. Portanto, pensar sobre tudo isso é refletir 
    sobre o que nos é comum, é permitir a reflexão sobre todos nós. 

     

    Para saber mais:

    http://www.museuafrobrasil.org.br/

    Deixe seu Comentário!
    Nome
    E-mail
    Comentario
    Todos Direitos Reservados UGGI @2014 - 2015
    Desenvolvido por PopComm