•  

    Ilha do Marujá

    Localizado no litoral sul de São Paulo, próximo à cidade de Cananéia, numa das maiores e mais bem preservadas áreas de Mata Atlântica. O Parque Estadual da Ilha do Cardoso oferece uma rara oportunidade de convívio com a diversidade biológica dos manguezais.

    Percorrendo o Canal do Ararapira em pequenas e caraterísticas embarcações, é possível começar a entender as riquezas da região. Neste trajeto, não raro se é acompanhando por botos que surgem inesperadamente proporcionando um espetáculo inesquecível.

    Hospedados na Vila do Marujá, antiga vila de pescadores, os alunos conhecerão os sistemas de Mata Atlântica, restinga, manguezal, praia e costão rochoso, buscando através da vivência de cada ambiente conhecer e entender um pouco mais da complexa biodiversidade das áreas tropicais, que tanto se tem escutado.

    Mas é no contato com os moradores da Vila que reside a grande descoberta e a mudança do foco, da atenção, que passa a ser voltada para o homem. Este homem, pescador, caiçara que teve sua vida modificada pela criação do Parque. O que ele pensa? Como ele vive hoje? Sua vida melhorou? Ele ainda mantém traços da sua cultura?

    Na somatória dos estudos dos ecossistemas costeiros do Parque com a realidade da vida caiçara da Vila é que se pode produzir uma reflexão maior e a ampliação do debate sobre os caminhos futuros na busca pelo desenvolvimento sustentável.

    Deixe seu Comentário!
    Nome
    E-mail
    Comentario
    Todos Direitos Reservados UGGI @2014 - 2015
    Desenvolvido por PopComm