•  

    Brasília

    A cidade de Brasília, Capital Federal do Brasil e sede do governo do Distrito Federal, construída durante o governo do então presidente da república Juscelino Kubitschek (1956 a 1961) foi a materialização e síntese de seu projeto de desenvolvimento econômico nacional, o Plano de Metas cujo o slogan ficou conhecido como cinquenta anos em cinco.

    O Plano Piloto, projetado pelo urbanista Lúcio Costa, é um dos principais modelos do urbanismo moderno-funcionalista. A cidade é planejada ao longo de dois eixos norte-sul, leste-oeste, a partir da setorização das funções básicas que ela deve conter (habitação, circulação, trabalho, lazer, comércio, centros cívico e administrativo). Assim, Brasília sai do papel em 1956, dando início à gênese daquela que seria uma das maiores cidades planejadas construídas no século XX.

    Localizada no meio do cerrado e erguida em tempo recorde, Brasília foi inaugurada em abril de 1960. Projetada inicialmente para comportar uma população residente de cerca de 500 mil habitantes, vivencia hoje os problemas de crescimento demográfico desordenado em suas cidades satélites, que abrigam mais de 2 milhões de habitantes dos mais diversos níveis sociais.

    Ao percorrer o Eixo Monumental do Plano Piloto (direção oeste-leste), conseguimos notar toda a monumentalidade que a cidade impõe através da arquitetura moderna e dos amplos espaços projetados pelo extraordinário arquiteto Oscar Niemeyer.

    Em 1987 Brasília foi declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO.

    Deixe seu Comentário!
    Nome
    E-mail
    Comentario
    Todos Direitos Reservados UGGI @2014 - 2015
    Desenvolvido por PopComm